Caminho para a inovação estará em debate no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Desde sua primeira edição, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reúne conceitos de tecnologia dentro do setor de comunicação gráfica, mas também aposta em oferecer conteúdo que fazem parte da vida do empresário de impressão.

Inovação é uma palavra que precisa estar sempre na mente de qualquer profissional que tem o pensamento de estar à frente da concorrência. Por isso a organização do Congresso trouxe Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil e um especialista no conceito de inovação.

Serafim vai falar de “Inovando para superar o pior das crises”. Confira a entrevista completa com Luiz Serafim e prepare-se para este grande evento que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro em uma plataforma online.

- Muitas vezes, ao ouvir a palavra “inovação”, o empresário já considera que vai precisar adquirir as mais recentes e caras tecnologias. É possível inovar sem possuir as melhores tecnologias da indústria?

Inovação não depende exclusivamente de tecnologias sofisticadas. O conceito principal da inovação é a criação de valor, entendendo as necessidades das pessoas (clientes, operadores internos, parceiros, em suma, o ser humano) e propondo uma mudança, revolucionária ou incremental, que seja entendida como superior as alternativas existentes, trazendo resultado de uma maneira abrangente, ao mercado, à própria empresa, ao meio-ambiente e à sociedade. Essa criação de valor percebido se pode fazer com sensores e robôs ou com ações simples dentro de um processo operacional, de comunicação, de vendas. Claro que nos tempos atuais, tecnologia agiliza, acelera com dados, produtividade e eficiência, mas há muito para melhorar sem a tecnologia cara, exigindo ingredientes como criatividade, conhecimento do mercado, colaboração, entre outros.

- Em momentos turbulentos como o atual, a busca por implantar processos mais inovadores na empresa é ainda mais relevante?

Naturalmente, em momentos de crise e pressão pela sobrevivência, a busca pela inovação se torna mais prioritária. O mundo volátil e acelerado das últimas décadas traz enormes desafios, oportunidades e rupturas para toda atividade humana e coloca a inovação na agenda de toda empresa para se adaptar ao ambiente e navegar pelas mudanças de toda natureza. Mas eu sempre defendo que a cultura de inovação deve ser moldada e nutrida sempre, especialmente em tempos de bonança, para criar os alicerces que possibilitarão agir de maneira robusta para encarar qualquer situação. Se você não tem mentalidade de crescimento, abordagem centrada no cliente, tolerância a erro, cultura colaborativa, vai ser muito mais difícil construir isso e evoluir de forma sustentada na hora em que aparecer uma turbulência.

- O quanto inovação e sustentabilidade estão conectadas?

Na 3M, faz muito tempo que conectamos os dois temas. Quando criamos produtos, há décadas fazemos a análise de seu ciclo de vida, olhando para os processos desde a obtenção das matérias-primas ao seu descarte e trabalhamos fortemente para reduzir/eliminar os impactos das operações no ambiente. Há 45 anos, fomentamos projetos inovadores de ecoeficência e nas últimas décadas, promovemos muita inovação social por meio de nosso Instituto 3M e pelos negócios. Em resumo, não se pode chamar algo de inovador, mesmo com enorme benefício ao usuário e tremenda disrupção tecnológica, se a criação de valor é acompanhada de práticas anticompetitivas, devastação ambiental, deterioriação social. A Ética deve sempre preceder a inovação.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. O Patrocínio Gold é da Valid. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.