Entrevista: João Paulo Capobianco, palestrante do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica será online em 2020 e terá como tema central “Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade: a comunicação gráfica rumo aos novos desafios”. A abertura do evento será de João Paulo Capobianco, biólogo, fotógrafo e ambientalista brasileiro, referência mundial em meio ambiente.

O objetivo é mostrar ao participante a relevância de entender conceitos atuais sobre sustentabilidade e economia circular. Saiba como atuar para deixar sua gráfica preparada aos desafios que já existem e vão surgir relacionados à produção ecologicamente correta.

Confira a entrevista com João Paulo Capobianco e junte-se a nós nos dias 24, 25 e 26 de novembro! Faça agora sua inscrição para o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica 2020 e dê um passo rumo ao futuro da produção gráfica.

- Em um mundo com tantas informações falsas, como levar as informações corretas ao público?

Em uma sociedade hiper conectada como a atual, as informações circulam em grande velocidade pelas mídias sociais. Muitas vezes elas recebem “likes” e são redistribuídas por dezenas, centenas ou até milhares de pessoas, sem nenhuma verificação se são verídicas ou corretas. Quanto maior o número de pessoa atingidas por uma determinada publicação, maior é a sua credibilidade frente aos que a recebem.

Nesse contexto, o que eleva alguém à condição de “influenciador” nas redes sociais, passando inclusive a ser remunerado por isso, não é a capacidade de produzir e circular informações relevantes, mas sim, a de conseguir que suas publicações atinjam, sejam vistas, lidas ou redistribuídas, pelo maior número possível de pessoas.

Esse problema é agravado pelos sistemas de circulação de “notícias” que privilegiam grupos homogêneos, ou seja, elas são classificadas e posteriormente direcionadas para pessoas que têm afinidade com determinados temas ou compartilham determinadas posições e visões nos campos político, moral, ideológico, religioso, etc. Isso cria uma sensação de que “todo mundo concorda” ou “apoia” determinada questão.

O desafio perante essa realidade, é a de criar processos de checagem de informações e levar as empresas responsáveis pelas mídias sociais a implementarem protocolos de monitoramento e, quando necessário, restringir ou banir a circulação de informações ou noticias falsas, as chamadas “fake news”.

É importante registar que essas mudanças estão em curso e que cresce rapidamente a percepção de que nem tudo que circula intensamente na internet é correto.

A sociedade já começa a aprender a lidar com esse problema e, mais importante, a imprensa que obedece a protocolos rígidos de checagem do que publicam e as instituições públicas e privadas que produzem conteúdos relevantes, estão gradativamente aprendendo a utilizar as mídias sociais, ocupando espaço importante nelas como fonte confiável de informações.

Soma-se a isso as iniciativas de checagem e emissão de alertas sobre fake news que se multiplicam rapidamente pelo mundo e a implementação de medidas que limitam a capacidade de pessoas ou instituições distribuírem informações em larga escala.

Acredito que já estamos numa transição positiva, aprendendo a evitar os problemas acima elencados e a tirar proveito da enorme contribuição à democratização de informações, conhecimentos e troca de experiências que as mídias sociais proporcionam.

- As novas gerações são mais preocupadas com as questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade?

Não há a menor dúvida de que as novas gerações, especialmente os nascidos no pós Eco 92, têm a questão do meio ambiente e da sustentabilidade como centrais na forma como veem o mundo.

A sensibilidade para o tema e a predisposição em se envolverem com a causa da conservação são muito maiores do que para integrantes das gerações de transição, como a minha.

A questão das mudanças climáticas e o crescimento acelerado de estudos que identificam, de forma cada vez mais precisa, os impactos da degradação ambiental, mobilizam milhares de jovens pelo mundo e já influenciam eleições de decisões políticas.

Na realidade, as novas gerações são as primeiras a conviverem com a possibilidade real de terem que encarar o risco de uma ruptura no equilíbrio climático do planeta, que pode inviabilizar a própria vida. Esse cenário é muito mobilizador.

- Para uma empresa que deseja adotar processos mais sustentáveis e ser também mais sustentável em suas ações diárias, quais seriam os primeiros passos?

O primeiro passo é o mapeamento real e objetivo, de preferência realizado por equipe externa, dos impactos que a empresa gera, não apenas em suas instalações, mas também por todos os envolvidos na cadeia de produção, consumidores diretos e colaboradores.

Esse é uma etapa fundamental que deve considerar todos os impactos gerados pela forma atual de produção ou operação, mas, principalmente, as possibilidades de reduzi-los por meio da incorporação de melhorias tecnológicas e de processos que, muitas vezes, depende do pro-ativismo das próprias empresas em desenvolvê-los.

Essa é uma atitude importante, pois é sabido que, em geral, as empresas brasileiras investem parcelas insignificantes de seus lucros em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Nesse sentido, o que diferenciará uma empresa e a fará reconhecida para além do chamado “greenwashing”, é a capacidade de investir em inovação, trazendo melhorias aos processos produtivos e operacionais próprios e de toda a cadeia de fornecedores e colaboradores.

Uma forma objetiva que tem sido muito utilizada é a elaboração de um inventário de emissões globais da empresa, seus fornecedores, consumidores diretos e colaboradores, com a posterior definição de metas de reduções definidas de forma participativa entre todos os envolvidos. Esse tipo de iniciativa gera grande mobilização de informações e busca de alternativas e estabelece compromissos mensuráveis entre todos.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. O Patrocínio Gold é da Valid. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.