Rainer Prosi trata de produção gráfica inteligente no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O 4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela primeira vez será realizado através de uma plataforma virtual. Especialistas do Brasil e do exterior vão tratar da impressão e sua relação com inovação, tecnologia e sustentabilidade.

O consultor alemão Rainer Prosi está entre os palestrantes e vai tratar de “Perspectivas de automação e IA fluxos de trabalho - produção gráfica inteligente”. Prosi é referência global na indústria e um dos responsáveis por moldar o pensamento de pré-impressão como ele é hoje.

Confira a entrevista especial com Rainer Prosi tratando da adoção de novas tecnologias, a Indústria 4.0, pré-impressão, produtividade e muito mais. Aproveite também para fazer agora a sua inscrição para participar do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica para acompanhar um conteúdo de alto nível: www.congressotecnologiagrafica.com.br.

- Qual a importância de um encontro como o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica?

A indústria de impressão está mudando rapidamente através de inovações como impressão digital e competição das mídias eletrônicas. A proposta de valor de impressão deve ser mantida e, portanto, a indústria precisa se unir e compartilhar informação sobre as melhores práticas para garantir produção de impressão eficiente.

- Ainda há resistência do gráfico tradicional sobre automação?

É claro que ainda há tradicionalistas que querem manter a pureza artesanal da impressão. Alguns irão sobreviver em mercados de nicho, mas a maioria fracassará por cair em desuso ou irá mudar quando a próxima geração assumir o comando.

- O quanto o conceito de Indústria 4.0 impactou e irá impactar a indústria de impressão?

A impressão tradicionalmente não é a vanguarda quando falamos de inteligência artificial, Indústria 4.0, etc. Portanto, o impacto atualmente não é tão grande, mas será fortemente sentido quando alcançarmos uma indústria altamente automatizada, como a fabricação de automóveis.

- O quão importante é uma padronização como JDF e XJDF para a indústria de impressão?

Padrões são importantes porque, do contrário, você precisa construir cada integração do zero. Especificamente os menores negócios não têm a capacidade e, portanto, devem confiar nos padrões existentes. Sem padrões, a única alternativa para o pequeno negócio seria um aprisionamento completo com um único fabricante. Além de JDF e XJDF, que padronizam o fluxo de trabalho de produção, a CIP4 também desenvolveu o PrintTalk Standard, o qual padroniza o fluxo de trabalho do negócio - pedidos de compra, cotações, invoices, etc.

- Quais etapas são mais cruciais numa empresa hoje em produtividade?

Há, ao menos, quatro grandes pontos:

- Preparação do trabalho;
- Procedimentos e fluxos de trabalho padronizados em todos os trabalhos;
- Especialização - não aceite todos os trabalhos de nicho, mas venda o que você pode produzir com eficiência;
- Agrupamento de trabalhos - A única forma de produzir trabalhos menores de forma eficiente é otimizar o fluxo de trabalho, não apenas de um único trabalho, mas tirar vantagem das sinergias de vários trabalhos.

- Quais os mais recentes desenvolvimentos na pré-impressão e qual o papel do JDF/XJDF nesta evolução?

Eu já falei sobre agrupamento de trabalhos, o qual fez de muitos grandes impressores da internet um sucesso. XJDF tem padrões para agrupamento e pode descrever muitos aspectos dos trabalhos agrupados.

O software Cloud… Prepress estará disponível na nuvem, tornando possível para os impressores usarem o software quando necessário, e reduzindo seus custos de manutenção e TI. O CIP4 está atualmente trabalhando em XJDF e PrintTalk para a nuvem.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.